segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Inteligência Empresarial: muito além do BI

Publicação original = Fórum SBGC-TIC  18/7/2008 1:20 PM

Boa tarde. 

Tenho a sorte de estar acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos da Daniela desde os tempos em que a conheci no grupo de Gestão de Conhecimento da SUCESU-SP, já há alguns anos. 

Recomendo a leitura dos textos produzidos por ela, muitos dos quais estão disponíveis no site da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. 

Recomendo a leitura do Paper, de 04/2007, sobre o assunto. 


Segue um trecho como “aperitivo”
________________________________________________________________________________
As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional 

*Daniela Ramos Teixeira 

A aplicabilidade da Inteligência não deve se limitar a grandes organizações. É essencial que cada empresa, seja uma grande corporação ou PME (pequena e média empresa), construa o seu modelo de Inteligência. 

É crescente o número de organizações que investem em Inteligência para reduzir os riscos na tomada de decisão, melhorar o desempenho da equipe de vendas e MKT, neutralizar o avanço da concorrência e, mais recentemente, buscar na inovação o diferencial competitivo para agregar valor ao negócio. 

O objetivo da Inteligência é transformar informação subjetiva e desagregada em vantagem competitiva para agregar valor aos negócios. A aplicabilidade da Inteligência, dessa forma, não deve se limitar a grandes organizações. É essencial que cada empresa, seja uma grande corporação ou PME (pequena e média empresa), construa o seu processo de Inteligência, definindo o foco inicial de atuação bem como o desenvolvimento e a implementação do modelo (in-house, terceirizado ou híbrido). 

_______________________________________________________________________________



Recomendo também: Inteligência Empresarial: muito além do BI disponível em: http://www.bucci.com.br/artigos/artigo_divulgacao_curso_gtreinar.pdf



Segue um trecho como “aperitivo”

_______________________________________________________________________________

Inteligência Empresarial: muito além do BI

* Daniela Ramos Teixeira 

No cenário hipercompetitivo do ambiente empresarial, as táticas de guerrilha ganham projeção e seguidores cada vez mais fiéis. Dentre as técnicas para vencer a batalha predominam respostas rápidas ao mercado, parceiras estratégicas, grande conhecimento dos clientes, investimentos na mídia não-convencional e ações que surpreendam o cliente e também o concorrente. 

Há 50 anos, no surgimento do Marketing, já se falava em satisfazer as necessidades dos clientes; a partir da década de 90, exceder as expectativas dos clientes e encantá-los passou a ser o foco. Mais recentemente, gurus de MKT e Estratégia levantam a bandeira para a importância das empresas em ‘criar as necessidades’ nos clientes, desenvolvendo produtos/serviços que, além de competitivos, devem ser inovadores. 

Para que as empresas alcancem seus objetivos e saiam vitoriosas do campo de batalha diário, a proposta dessa abordagem é que seja trabalhada e desenvolvida uma ‘Rede de Valor para Inteligência Empresarial’ com foco: 

- no mercado/concorrência; 

- nos produtos/serviços; 

- nos clientes e 

- nas redes de valor de parceiros.

2 comentários:

  1. De drezende 20/7/2008 9:06 PM

    Também gostei do texto do Daniela Teixeira, pois concordo que a Inteligência Organizacional vai muito, mais muito além de um software B.I.

    Os textos dela vêm ao encontro com meus livros e artigos que versam sobre o alinhamento da Informação as Estratégias com foco nos negócios ou nas atividads públicas.

    --
    Denis Alcides Rezende, Dr.
    Nove D - PUCPR - FAE
    Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9202172197777351

    ResponderExcluir
  2. De Daniela 21/7/2008 8:09 PM


    Olá Prospero e Rezende,

    Cá estou eu de volta aos foruns da SBGC.
    Prospero, vou acompanhar as mensagens para poder contribuir na medida do possível com esse forum com foco em TI.

    Rezende, bom saber que há outros que compartilham da mesma opinião: alinhar TI e informação às estratégias dá resultados. Hoje transformamos dados em inteligência com a ajuda de TI. Agora, para transformar inteligência em estratégia e estratégia em ação precisamos de muito mais!

    abçs Daniela R. Teixeira
    http://www.revie.com.br/site-blog

    ResponderExcluir